terça-feira, agosto 12, 2008

Koan do Carrossel

por Reverendo João Paulo V

O Comunista é o cara que acha que, roubando os cavalos, vai parar o carrossel.
O Capitalista é o cara que aumenta o carrossel, pinta os cavalos de dourado e coloca um teto solar.
O Anarquista é o cara que sabe que tem que acabar com o carrossel, e para isso quer explodir o motor, mas ainda não sabe como.
Enquanto isso, o Discordiano e o Monge Zen saem do carrossel e alegremente conversam sobre os Kinks.


não sabe o que é Koan? uma explicação:

"Os koans são enigmas absurdos, cuidadosamente preparados com o fito de fazer com que o estudante do Zen se aperceba, do modo mais dramático, das limitações da lógica e do raciocínio. O palavreado irracional e o conteúdo paradoxal desses enigmas tornam impossível sua resolução através do pensamento.

(Os) koans possuem soluções mais ou menos únicas; um mestre competente é capaz de reconhece-las imediatamente. Uma vez encontrada a solução, o koan deixa de ser paradoxal e se torna uma afirmação profundamente significativa, feita a partir do estado de consciência que ajudara a despertar.

Cabe ao aluno a tarefa de apreender a verdade através dos koans.

A resolução de um koan demanda um esforço supremo de concentração e de envolvimento por parte do aluno. Em livros sobre o Zen lemos que o koan se apossa do coração e da mente do aluno e cria um verdadeiro impasse mental, um estado de tensão permanente no qual o mundo todo assume a forma de uma gigantesca massa de dúvida e questionamento."

fonte: AbbrA


->-=+<-

Nenhum comentário: